Início


 Personalidade do mês…

Gago Coutinho.

“Carlos Viegas Gago Coutinho, nasceu em Belém, Lisboa, em 17 de Fevereiro de 1869. Era filho de José Viegas Gago Coutinho e de Fortunata Maria Coutingago3ho. Em 1885 concluiu o curso do Liceu e matriculou-se na Escola Politécnica para preparar a sua entrada na Escola Naval, um ano depois. Entrou para a Armada como aspirante em 1886. Em 1890 foi promovido a guarda-marinha, em 1891 a segundo-tenente, e em 1895 passou a primeiro-tenente. Em 1907 foi promovido ao posto de capitão-tenente e em 1915 ao posto de capitão-de-fragata. Em 1920 passou a capitão-de-mar-e-guerra. Em 1922 foi promovido ao posto de vice-almirante, e em 1958 a almirante.”

Fonte: Ciência em Portugal.

Gago Coutinho é nome de rua em Rio Preto.

Artigos em destaque.


Lembranças da velha nova represa. A represa nova de Rio Preto. 

represa nova 1

Os espaços urbanos adquirem novos significados e se adaptam dependendo do tempo e da alocação do capital, o local onde hoje é o terceiro lago da represa de Rio Preto, no final da década de 1980 e início da década de 1990, era bem diferente de hoje em dia.

Continue lendo…


Menina morta há 145 anos é encontrada em um caixão  debaixo de uma casa nos EUA.

Menina morta 5

Foi notícia, aconteceu nos Estados Unidos. O caso da pequena Edith Howard Cook, nascida em 28 de novembro de 1873 e morta em 13 de outubro de 1876 causou espanto e comoção mundo afora.

Continue lendo… 


História da profissão de carrasco.

profissao-de-carrasco

A figura do carrasco, aquele que garante a pena de morte, causa pavor e medo. Podemos dizer que se trata de uma das profissões mais antigas do mundo.

Continue lendo…


Leia também…

Pontos turísticos de Rio Preto.

O último cinema de rua em Rio Preto.

Discoteca dos anos 80. A antiga discoteca ETC em São José do Rio Preto.

Assista a nossa apresentação em vídeo.


Seja um patrocinador cultural e divulgue seu produto ou serviço neste espaço. Clique AQUI e saiba mais.

Espaço para patrocinador