Antigas favelas em São José do Rio Preto. A favela Gogó do Sapo.

A favela Gogó do Sapo foi a maior favela urbana de São José do Rio Preto na década de 1980. Possuia 120 barracos, localizava-se ao longo do córrego Piedade no bairro Eldorado, nas proximidades da rua Aparecida do Tabuado.

A localização da favela estava  provocando reclamações dos moradores do bairro Eldorado, que naquela época estava passando por melhorias significativas. A administração municipal, diante do fato, resolveu transferir as pessoas do local para outro, urbanizado e com total infraestrutura.
A retirada dessa favela é considerado o primeiro projeto de desfavelamento de São José do Rio Preto, a área que a prefeitura adquiriu foi próxima ao reservatório elevado do Eldorado, dotou-a de toda infraestrutura e as novas casas foram construídas em sistemas de mutirão, sendo que as construções foram supervisionadas por técnicos da prefeitura. O município também forneceu materias básicos de construção.
Os moradores foram transferidos da favela Gogó do Sapo para a nova área, que se tornou um bairro. A história do fim dessa famosa favela de São José do Rio Preto é o início da história da Vila União. Pois, a área que foi adquirida pela prefeitura corresponde atualmente ao atual bairro Vila União.

Referência:

FURLANETO, José Eduardo. A vida e as obras de Adail Vettorazzo. São José do Rio Preto: THS, 2008.pp. 176-177.

Obs.: ao que tudo indica nossa fonte cometeu um equívoco, notem a localização da supracitada favela: “ao longo do córrego Piedade, no bairro Eldorado, entre as ruas Santa Paula e Aparecida do Tabuado” essas ruas não são paralelas, elas se cruzam. Logo, o termo entre estaria impróprio, então preferi nas proximidade da rua Aparecida do Tabuado.

Mais informações sobre essa favela serão bem-vindas, comunique-me pelo e-mail altasvirtudes@bol.com.brNota: a foto dessa postagem é apenas ilustrativa, não corresponde nem mesmo à cidade de São José do Rio Preto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...