DIGITAL CAMERA

Marcos da antiga Praça Cívica em Rio Preto.

Em outra ocasião já discuti sobre a tragédia da destruição da Praça Cívica em São José do Rio Preto, um espaço que guardava muita da história, da memória e da arquitetura da cidade. O artigo está publicado no Vitrúvius, para quem quiser dar uma espiada: Era uma vez uma praça: o triste fim da praça cívica.  Agora, gostaria de contribuir com mais lembrança e marcos daquela praça.

Um espaço público e composto de subespaços e marcos como referência, pequenos monumentos que às vezes contém esculturas, placas de homenagem etc. Na Praça Cívica havia um interessante globo e próximo a ele uma pequena edificação com uma placa de agradecimento do Conselho de Pastores.

Os marcos, em algumas ocasiões, representam e manifestam uma homenagem, fazem referência a algo ou alguma coisa importante. Eles estão presentes antes mesmo do surgimento das primeiras cidades. A história desses lugares pode se perder se não forem interpretados e entendido o sentido que eles guardam.

No caso da Praça Cívica, não temos mais informações sobre o que motivou a construção da globo e do marco citado. Ficam as fotos para quem quiser contribuir com interpretações e informações.

DIGITAL CAMERA

DIGITAL CAMERA

DIGITAL CAMERA
Fotos: Alexandre de Freitas – 2012.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...