Meu recado a você. Seção de recados em jornais.

Na década de 1980 em São José do Rio Preto, muito jovens se comunicavam pelos jornais. O jornal Diário da Região era o preferido, ali tinha a seção Meu recado a você.

Diário da Região, 01 out. 1985. p. 17.

Apesar do espaço ser usado por pais e parentes felicitando crianças e jovens pelos aniversários, o que chamava a atenção mesmo era ficar sabendo o que rolava entre os jovens, quem estava paquerando quem. Em alguns casos era um recado coletivo. Lembro de uma saudação ao pessoal do prédio da Maceno, naquela época havia um prédio naquele bairro. Já tive notícias de pessoas que começaram a namoram através dos recados deixados ali. Claro que também havia desabafos e xingos.

Era uma comunicação mais lenta, demorava para o interessado ler, às vezes nem lia, gerava uma expectativa gostosa todas essas ações de ir ao jornal, pagar… publicar e depois ler. Movimentava mais as pessoas, a economia e os cérebros.

Quando se achava no jornal um recado dirigido a pessoa, era uma felicidade, nunca recebi um, mas, confesso, tinha uma ponta de inveja quando alguém me mostrava um recorte de jornal colado num caderno com um recado da seção Meu recado a você.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Alexandre de Freitas

Graduado e pós-graduado em ciências humanas, professor na educação básica e superior.
Esta entrada foi publicada em Memória. ligação permanente.