Níveis e modalidades de cursos.

Há vários tipos de cursos onde podemos obter conhecimento necessário ao exercício de uma profissão. Para cursá-los temos que notar o nível de escolaridade exigido.
Não raro, notamos muitos equivocos por parte de jovens e até de profissional quanto a caracterização desses cursos e suas exigências. Aqui, daremos uma contribuição no sentido de ajudar a esclarecer esses pontos.
Cusos livres. Modalidade de educação não-formal, não se exige escolaridade anterior. Não são regulamentados por lei, mas a escola pode emitir certificados.
Cursos técnicos. Destinam a formar a pessoa num nível de ensino entre o ensino médio e a faculdade. Exige-se que tenha o ensino médio, podendo, no entanto, estar cursando a partir do segundo ano.
Cursos superiores. Formam profissionais em nível superior e segundo a legislação visam estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo também têm que dar possibilidade para o formado exercer sua profissão nos diversos setores da sociedade além de incentivar a pesquisa científica.
Essa modalidade tem divisões:
Bacharelado – habilita o profissional a exercer uma profissão, p. ex.: Direito, Medicina, Adminstração de Empresas, etc.
Licenciatura – habilita o profissional a ministrar aulas no campo da sua formação, p. ex.: Geografia, para dar aulas de Geografia; Língua Portuguesa, para dar aulas de Língua Portuguesa, e assim por diante.
Tecnológico. Uma modalidade mais recente, normalmente conhecida como curso superior de curta duração. A pessoa sai com um diploma de curso superior, com uma formação mais direcionada e específica.
Ainda na modalidade de cursos superiores temos as pós-graduações, que são dividas em: Lato-sensu, cursos de Especialização com mais de 360 horas; Estrito-sensu, esta, pode ser Mestrado e Doutorado, no caso do primeiro apresenta-se uma dissertação de mestrado, já no doutorado, mais profundo e mais amplo defende-se uma tese, uma produção própria de conhecimento.
Ainda há outros níveis de cursos superiores como a Livre-Docência, último grau acadêmico e os curso de Pós-Doutorado.
Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...