História da arte. A arte no século XX.

O menino maul Eric Fischl
Eric Fishl, o menino mau. Saiba mais sobre a obra clicando aqui. 

“Nossa era iniciou-se com duas espécies de revoluções: a revolução industrial, simbolizada pela máquia a vapor, e a revolução política, sob o signo da democracia, na América e na França. As duas revoluções anda estão em andamento – industrialização e democracia são metas mundiais.”

 JANSON, H. W. ; JANSON, Anthony F. Iniciação à história da
arte. 2ed. [trad. Jefferson Luiz Camargol] São Paulo: Martins Fontes, 1996. (p.302)

 

De certa forma, o homem na atualidade desfruta de uma total liberdade e questionar valores, isso faz com que ele esteja constantemente buscando sua própria identidade. “O conhecimento sobre si mesmo é agora muito maior, mas isso não lhe deu a segurança que desejara.”

(JANSON, H. W. ; JANSON, Anthony F. p. 302).


As abordagens sobre sobre arte moderna devem ser feitas muito mais por movimentos, não priorizando países, devido principalmente ao caráter internacional dessa arte.

Em estudos sobre arte moderna remetemo-nos ao final do século XVIII e passamos por todo século XIX até nos aproximarmos do século XX. Tempos em que se desenvolveram movimentos artísticos como Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo, Pós-Impressionismo, Divisionismo e Simbolismo. Agora, adentrando no século XX, podemos destacar três correntes principais: Expressionismo, Abstração e Fantasia.

O Surrealismo, carregado de conceitos da psicanálise, como se representasse um sonho, um mundo surreal. Nessa expressão Salvador Dali se destaca. Vejam o quadro abaixo: A tentação de Santo Antônio.

salvador-dali-pinturas-7-290x217
 

“O expressionismo nasceu na Alemanha, nos anos que seguem a Primeira Guerra Mundial (na época de 1910). Época em que o espírito germânico busca se recompor do desmoronamento do sonho imperialista de Guilherme II. Um período histórico turbulento e decisivo, abrangendo a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, a busca de instauração de uma república socialista na Alemanha, a instauração do regime burguês da república de Weimar.”

abstrato Kadinsky
Kadinsky, arte abastrata.

“As formas sugerem drama e movimento, as cores vivas e intensas criam a sensação de espaço e as linhas atribuem ao quadro uma força e um ritmo dinâmicos. O resultado traduz-se em emoções alegres, como se de uma peça musical se tratasse. Kadinsky,é considerado o pai da arte abstrata.”

O século XX também foi palco do surgimento de outros movimentos artísticos que se destacaram. A arte passou a ser entendida e interpretada das forma mais variadas e inusitadas possíveis. Dentro da abstração surge o Cubismo, com traços disformes, distorções angulares, a integridade orgânica e a continuidade do corpo não são considerados. Nessa modalidade Pablo Picasso torna-se importante expoente. Notem Senhoritas de As Avignon, um famoso quadro do pintor.

 cubismo Picasso

Estilos e movimentos que surgiram em épocas semelhantes, às vezes com diferença de lustros, décadas…

O Futurismo, que tentava se comunicar com os tempos modernos, visava uma precisão geométrica e de certa forma exalta a beleza das máquinas.

Poemos citar também a Fantasia, nessa corrente o mais importante era a imaginação e não o mundo exterior. Imagens e formas de um mundo privado povoam as obras dessa corrente.

Além dos já citados merecem destaque o Dadaísmo, termo derivado do francês que significa cavalinho de pau de certa forma um tanto niista, tentava mostrar ao mundo que muitos valores haviam perdido o significado.

marcel-duchamp dadaísmo

 

A Pop Arte também é uma expressão artistas dos tempos atuais. Um tipo de arte publicitária, que satisfaz o gosto popular, das pessoas comuns consumidores. Fotografia, publicidade e ilustrações compõem esse tipo de arte. A Pop Arte, diferente do Dadaísmo vê a cultura comercial como sua matéria-prima, que oferece grandes possibilidades de realização da arte.

 pop arte merlinn

Marilyn colorida de Marhol. 

Finalmente, dentre as artes plásticas, a Arquitetura sofre algumas mudanças em seu propósitos e estilo. Durante mais ou menos um século a arquitetura procurou reproduzir estilos antigos, agora, a escola de Chicago, com o aquiteto Sullivan, começa a ditar tendência que ganhariam o mundo.

Espaços vazios, elementos sólidos e funcionalidade são as principais marcas do modernismo arquitetônico.

Textos relacionados.


Vídeos relacionados.
O moderno e o pós-moderno nas artes ( em espanhol)
Arte contemporânea brasileira – Jornal da Gazeta.
O expressionismo.
O surgimento do expressionismo.
Arquitetura Moderna. Bauhaus, a face do século XX. parte I.

Saiba mais…
O estilo eclético.

“Como movimento artístico, o ecletismo ocorre na arquitetura no século XIX. Por volta de 1840, na França, em reação à hegemonia do estilo greco-romano os arquitetos começam a propor a retomada de outros modelos históricos como, por exemplo, o gótico e o românico. O principal teórico do ecletismo arquitetônico é o francês César Denis Daly (1811 – 1893), que o entende como “o uso livre do passado”. Não se trata de uma atitude de simples copista, mas da habilidade de combinar as características superiores desses estilos em construções que satisfaçam a demandas da época por todo tipo de edificação. Na segunda metade do século XIX, o ecletismo tem forte presença na Europa. O estilo Segundo Império ou Napoleão III, na França, é caracterizado pela realização de importantes edifícios ecléticos, como o Teatro Ópera de Paris, projetado por Charles Garnier (1825 – 1898).”

A Op Art.
Uma arte que brinca com as percepções ópticas, o termo é derivado do inglês – arte óptica.

“A razão da Op Art é a representação do movimento através da pintura apenas com a utilização de elementos gráficos. A alteração das cidades modernas e o sofrimento do homem com a alteração constante em seus ritmos de vida também são uma preocupação constante. A vida rápida das cidades contribuiu para a percepção do movimento como elemento constituinte da cultura visual do artista. Outro fator fundamental para a criação da Op Art foi a evolução da ciência, que está presente em praticamente todos os trabalhos, baseando-se principalmente nos estudos psicológicos sobre a vida moderna e da Física sobre a Óptica.”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...