O estilo Art Deco em São José do Rio Preto.

O estilo Art Déco pode ser localizado no tempo, de forma  aproximada, no período entre guerras. Tratava-se, a princípio, de um estilo empregado pela burguesia enriquecida que utilizava materiais caros para realizar suas obras e decorações. Depois, o barateamento significativo dos materiais possibilitou um uso mais abrangente deste os quais davam as características das obras.
No Brasil, esse estilo ganhou uma certa projeção nas grandes cidades nos anos de 1930 e 1940, muitos arranhas-céus desse época foram feitos no estilo Art Déco.
Esse estilo valorizava a esquina, predominância de linhas retas e circulares estilizadas, de certa forma, tratava de uma decoração moderna feita com materiais simples. Percebe-se, ainda, reentrâncias e volumes destacados.
Em São José do Rio Preto, guardadas as dimensões dos grandes centros, é possível destacar alguns edifícios com características Art Déco. Talvez sem o impacto e “fidelidade” daqueles grandes edifícios reconhecidos das grandes capitais, mas com traços que ao menos remetem-nos ao estilo.
Primeiramente, vamos pegar como  exemplo do estilo Art Déco o teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro.
Teatro Carlos Gomes. Fonte:  Monumenta.gov

 

Edifício Caramuru, primeiro edifício de São José do Rio Preto.

 

Galeria Bady Bassitt. 

 

Prédio nas esquinas das ruas Bernardino de Campos com Delegado Pinto de Toledo.
Prédio do Hotel São Paulo, Bernardino de Campos com Silva Jardim.

 

Prédio nas esquinas das ruas Coronel Spínola de Castro com Siqueira Campos.
 
Além desses prédios é possível notar outros com traços do estilo Art Déco. Vale frisar que nem sempre um prédio é pensado exatamente num determinado estilo, no entanto, é notável alguns traços Art Déco nas imagens acima.
Referências:
Fotos: (exceto a primeira) Alexandre de Freitas, 2013.
Indicações de leitura.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...