Partes do corpo de Galileu Galilei.

partes do corpo de galileu galilei

Museu de Florença expõem partes do corpo de Galileu.
Trata-se de um polegar, um dedo e um dente tirados do corpo do grande cientista que nasceu em Pisa em 1564. Galileu morreu em 1642, na época acreditava-se que “ter um pedaço do homem seria uma demonstração de respeito à tradição dele”.
Acompanham os restos mortais um telescópio e um compasso dentre outros objetos e instrumentos projetados por Galileu. A vértebra e um dos dedos estavam sendo conservados em Pádua e em Florença desde 1737, outro dedo, o polegar e o dente estavam de posse de um renomado colecionador de artes florentino, que os comprou pensando se tratar de relíquias religiosas.
Dentre as aquisições o colecionador notou um busto de Galileu e após a leitura de um livro (livro de Galuzzi) que documentava como havia sido cortadas as partes do corpo de Galileu no enterro, o colecionador comunicou o museu que através de testes e estudos tiveram a certeza de se tratar de restos mortais do grade mestre.
O experimento metódico de Galileu.
“Galileu introduzia ao método científico uma de suas mais indispensáveis características – não basta uma boa observação e explicação de um fenômeno, é preciso que experimentos metódicos validem esta observação e explicação.” (UOL Educação)

Fonte:
Folha de São Paulo. Turismo, F-13, 10 junho, 2010.
Assuntos relacionados.
Partes do cadáver de Galileo são encontradas.
Quem foi Galileu Galilei – Wikipédia.
Galileu e suas invenções – Museutc.
Com Galileu, tem início a experimetação metódica – UOL.
Grandes inventores da humanidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Alexandre de Freitas

Graduado e pós-graduado em ciências humanas, professor na educação básica e superior.
Esta entrada foi publicada em Informações. ligação permanente.