O último cinema de rua de Rio Preto, Cine Eldorado.

DSCF7918

Cine Eldorado, na rua Bernardino de Campos, no início dos anos 2000. Foto: Alexandre de Freitas. Hoje demolido. 

Na década de 1980 existiam vários cinemas de rua em São José do Rio Preto, com o surgimento dos shopping, popularização de filmes em locadoras, aparelhos de vídeo cassete, depois DVDs, esses cinemas foram se extinguindo.

O cinema de rua fazia parte de toda uma cultura, uma geração inteira ia a esses espaços que se conectavam com a cidade. Diferente dos atuais cinemas em espaços fechados dos shoppings, havia uma interação entre a rua, a cidade e o cinema. A fila para entrar era sujeita a intempéries,  chamava a atenção de quem por  ali passava e indicava a possível qualidade do filme.

No centro da cidade de São José do Rio Preto existiam 5 cinemas de rua na segunda metade da década de 1980: Cine Central, Cine Curti, Cine São Paulo, Cine Rio Preto, Cine Capitólio e Cine São José.

Na década de 1990 surge o Cine Eldorado, na Bernardino de Campos entre as ruas Independência e Mirassol. Foi o último cinema de rua a sobreviver em São José do Rio Preto. Ali foram exibidos vários filmes, muitos dos quais eu assisti prevendo o fim desse cinemas… era o último gostinho.

Ao que tudo  indica, não houve viabilidade econômica para mantê-lo em funcionamento. Por parte da população também não houve mobilização para, no mínimo, transformá-lo num cinema cultural, um espaço para exibição de filmes cults, por exemplo. Alguns fatores podem ter colaborado com o fechamento e a posterior demolição do prédio: 1. os cinemas de shoppings já estavam consolidados, 2. o público que mais curtia esse tipo de cinema já estava mais “envelhecido” e frequentava pouco os cinemas, 3. as referências sentimentais com esses espaços já estavam se perdendo e por isso a preocupação em manter esse último cinema não foi relevante.

Leia mais sobre cinemas de rua em Rio Preto…   

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...