O único afluente do córrego Canela, São José do Rio Preto.

apresentacao1

O córrego Canela é o que está canalizado na avenida Alberto Andaló, uma das principais da cidade. Ele nasce nas proximidades da avenida Benedito Rodrigues Lisboa, no Bosque Jardim das Vivendas, na avenida José Munia, desce essa avenida, a qual se torna a Andaló, até desagua no rio Preto, percorrendo um percurso aproximado de 5 quilômetros.

Nesse trajeto ele recebe água de apenas um afluente, um pequeno córrego (sem nome), que nasce na praça Frei Duarte, no início da avenida Brasilusa, no bairro Parque Estoril e percorre aproximadamente 2 quilômetros até chegar no córrego Canela.

Recentemente (2015-2016) o leito desse pequeno córrego recebeu várias obras de contenção de enchentes, ali foram feitos “piscinões” para aplacar a velocidade da vazão das águas da chuva.

Memória.

correco-canela-2

Aspecto do córrego Canela, antes de ser canalizado. 

Na década de 1970, todo o leito desse pequeno córrego era uma região de brejo, havia várias nascentes em  um pequeno vale. O local recebeu a denominação de Cemitério dos Gatos devido ao fato de muitas pessoas jogarem esses animais mortos ali.

Na década de 1980, havia uma bica nesse pequeno córrego, formada devido ao fato de uma canalização parcial. A princípio pegavam água dali para tomar, depois foi colocado um aviso dizendo que a água não era potável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Alexandre de Freitas

Graduado e pós-graduado em ciências humanas, professor na educação básica e superior.
Esta entrada foi publicada em Ciências Humanas. ligação permanente.