História da Basílica Menor N. s. Aparecida. São José do Rio Preto.

Antiga capelinha no local onde hoje é a Basílica. Foto: Vaelson Taveira Ferraz.
A Basílica menor de Nossa Senhora Aparecida localiza-se no bairro Boa Vista, é um prédio imponente e pode ser avistado de vários anglos da cidade.
A história dessa igreja, pode-se dizer, começa no ano de 1910, ocasião em que a câmara de Rio Preto é obrigada a fazer um acordo com a igreja pagando uma indenização referente ao patrimônio de terras que fora doado à instituição entre os córregos Borá (atual avenida Bady Bassitt) e Piedadinha (atual avenida Antônio Marcos de Oliveira). [fonte]
Porém, foi somente em 1933 que a igreja começou a surgir de fato, através da iniciativa do bispo Dom Lafayette Libânio. A quadra que pertencia à igreja estava vazia e a população começou a se mobilizar com o intuito de construir ali uma capelinha. A cidade acabava atrás dessa quadra da igreja, na atual rua Raul de Carvalho, os lotes ao redor de onde se localiza a basílica eram pouco ocupados, na região havia muita gabiroba e pasto.
As terras atrás de igreja era de propriedade de Lafaiete Spinola, as quais se estendiam até o córrego Piedade (início do Eldorado) e do lado esquerdo havia uma chácara que pertencia a Zezé Spinola.
A própria população começou a organizar quermesses ao redor da então recém construída capelinha, famílias tradicionais participavam e ajudavam na festa. A arrecadação era destinada à construção do atual prédio da Basílica. As obras começaram em 1938, sendo totalmente finalizadas no final da década de 1940 e no ano de 1954 ela foi elevada à Basílica.
Até hoje as quermesses são muito tradicionais no largo da Basílica, atraindo muitas pessoas.
 Foto de Foto: Vaelson Taveira Ferraz mostrando a finalização da construção da Basílica no ano de 1946.
A igreja foi construída em estilo neo-romântico, possui 50 metros de comprimento por 20 de largura e 12 de altura, sua torre tem 52 metros, 13 altares em mármore. Contexto que a deixa majestosa e imponente.

Abaixo, algumas fotos atuais da Basílica.

 
Referências:
TONELLO, Oswaldo. São José do Rio Preto: memórias de Oswaldo Tonello. Edição do autor, 2006. (inclusive fotos antigas)
Bispado de Rio Preto. 
Fotos recentes: Alexandre de Freitas (2012).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...