cropped-cropped-ensaio-com-alicia2

As publicações independentes e as novas mídias.

A partir do momento em que o ser humano desenvolveu a capacidade de escrever ele pode divulgar conhecimentos além do grupo local  habitado por ele. Qualquer um que tenha contato com um livro, um recado, uma fórmula mesmo distante de quem escreveu pode aprender alguma coisa com essas informações.

Com a advento da imprensa essa possibilidade se amplia. Os legados deixados pelos inúmeros livros que já foram escritos promoveram mudanças revolucionárias com as quais a humanidade avançou na campo filosófico, científico e cultural.

Com o surgimento das tecnologias da comunicação e informação, em especial a internet, a capacidade de armazenamento de informações ganha proporções imagináveis. De modo geral, qualquer pessoa alfabetizada, que tenha acesso à rede mundial de computadores pode escrever alguma coisa.

No campo da divulgação da cultura, da arte e da produção científica isso significa uma revolução no acesso à informação. A literatura acompanhou esse movimento.

Livros impressos, na maioria das vezes, obedecem uma lógica comercial. Uma editora não vai publicar algo que não vende, que não tem aceitação e público. Diante dessa lógica, escritores iniciantes acabam pagando para publicar seus livros e depois não os vendem para cobrir as despesas, a vendas, em boa parte das vezes, ficam restritas ao círculo de amizade do autor. Sem um canal de divulgação a obra não acha espaço no mercado editorial. Mas há outras saídas para esse impasse, a publicação online independente é uma delas. Os escritos fazem um caminho inverso, primeiro são publicados, depois as editoras os acham e se entenderem que são interessante os publicam.

A princípio esse procedimento atende a lógica da divulgação, para depois chegar à possível comercialização. Um dos projetos nesse formato é o site Tessa- books. Um canal de divulgação literária que disponibiliza alguns escritos online, uma forma de utilizar as novas mídias para divulgar cultura e literatura que não figuram na lógica comercial das grandes editoras.

Conheça o site https://tessabooksblog.wordpress.com/.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...