Produções acadêmicas sobre São José do Rio Preto.

Produções academicas

Muitos estudiosos escreveram e publicaram escritos acadêmicos sobre o município de São José do Rio Preto, são dissertações, teses, monografias e artigos. São estudos que colaboram com a produção acadêmica e a pesquisa que envolvem nosso município e a região.

Essa produção acadêmica sobre Rio Preto é de vital importância para estabelecer diálogos profícuos entre as instituições de ensino superior, o poder público nas instâncias municipal, estadual e federal, pesquisadores e munícipes. São esses escritos que podem dar rumo às ações que promovem melhorias e direcionam (ou redirecionam) ações públicas.

Abaixo uma pequena relação de algumas obras importantes para ampliar estudos e servir como base para maior aprofundamento no assunto. Nossa intenção é montar um repositório de escritos acadêmicos para viabilizar pesquisas.


Territorialidade e plano diretor em São Jose do Rio Preto – Abílio Moacir de Azevedo. Dissertação de mestrado, Unesp-Rio Claro.


Do sertão à cidade planejamento urbano em São José do Rio Preto: dos anos 50 aos anos 2000. Delcimar Marquez Teodózio. Tese de doutorado, USP.


São José do Rio Preto fotografado: Imagética de uma experiência urbana (1852-1910). Airton José Cavenaghi. Artigo-Scielo.


Reestruturação urbana e centralidade em São José do Rio Preto. Arthur Magon Whitacker. Tese de doutorado, Unesp-Presidente Prudente.


O programa minha casa minha vida em São José do Rio Preto: Estado, Mercado, Planejamento Urbano e Habitação. Gabriel Rodrigues da Cunha. Tese de doutorado-USP.


Loteamentos fechados e condomínios residenciais em São José do Rio Preto. Sílvia Rodrigues. Dissertação de mestrado-PUC/Campinas.


Disparidades entre a Zona Sul e a Zona Norte de São José do Rio Preto. Luiz Henrique Mateus Lima. Simpósio Mineiro de Geografia – Universidade Federal de Alfenas.


Conselho municipal de educação de São José do Rio Preto: participação e cidadania. Ben-Hur Ulisses da Silva. Dissertação de mestrado. Unesp/Araraquara.


Era uma vez uma praça: o triste fim da praça Cívica em São José do Rio Preto. Alexandre de Freitas. Artigo-Vitruvius.


Histórias do Rádio de São José do Rio Preto – a Rádio Bambu Rachado, as Novelas da Difusora e a Boate da Independência. Vera Lúcia Guimarães Rezende. II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho. Florianópolis, de 15 a 17 de abril de 2004.


Plano Municipal de Saneamento Básico. Semae-Rio Preto.


Conflitos na elite: a transformação dos grupos de poder de São José do Rio Preto na República Velha (1894-1930). Henry Marcelo Martins da Silva. Tese de doutorado-Unesp/Franca.


Contribuição à história da urbanização de São José do Rio Preto – Arlete Maria Francisco. Artigo, Unesp/Presidente Prudente.


Restrição e controle do uso de água subterrânea em São José do Rio Preto. Publicação oficial do estado de São Paulo, Secretaria de recursos hídricos. Excelente material para entender o uso da água subterrânea e a geologia na cidade.


Construindo tradições: entre imigrantes, matutos e peões no “Rio Preto” de 1852-1927. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011. Lucas Perdigão Pereira.


Perfil do município de São José do Rio Preto/SP Análise do acesso e da qualidade da Atenção Integral à Saúde da população LGBT no Sistema Único de Saúde. Nesp (Núcleo de Estudo em Saúde Pública).


Da efervescência cultural ao obscurantismo ditatorial: a história da faculdade de filosofia, ciência e letras de São José do Rio Preto sob o olhar da intervenção de 1964. Dissertação de mestrado, Unicamp. Caroline Maria Florido, 2013.


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFI: uma história de conquistas e divergências. Organizado por Zuleika Aum Attab – São José do Rio Preto: Laboratório Editorial – Unesp/Ibilce, 2016.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...