Sobre o site

O site Rio Preto Cult surge como um canal de publicação online sobre ciências humanas, cultura, memória e informações. Primamos pela qualidade e honestidade em nossas publicações e acreditamos que esse espaço online se encaixa numa característica essencial na qual estamos vivendo – independência em publicações e informações.

As novas mídias surgem como uma opções aos grandes meios de comunicação, elas têm o mérito de analisar uma cidade com seus fenômenos sociais, culturais etc., através de um ponto de vista independente.

Com a finalidade de especificar mais o que publicamos, procuramos definir os assuntos publicados aqui da seguinte forma:

  • Ciências Humanas – toda ciência considerada humana e os temas relacionados a essas ciências, serão publicados nesse espaço, com destaque para: Geografia, História, Arquitetura, Filosofia e Pedagogia.
  • Cultura – o termo é extremamente abrangente, aqui focaremos no sentido de conjunto de estruturas sociais, religiosas e de manifestações intelectuais e artística que caracterizam uma sociedade. Com destaque para artes plásticas e literatura, assuntos relacionados aos patrimônios históricos culturais e reminiscências (temas ligados à história oral que carecem de comprovação científica e é carregado de subjetividade.
  • Memória – entendemos aqui um conceito de memória muito próximo ao que Jacques le Goff nos coloca: propriedade de conservar certas informações que se referem a um conjunto de informações psíquicas permitindo o indivíduo atualizar informações passadas.Considera-se aqui alguns relatos orais, vivências e experiências de vida podendo ser narrativas pessoais ou ainda análise e pesquisas textuais sobre o assunto.
  • Informações – aqui, principalmente em dois sentidos: notícia recebida e comunicada ao público, reportagens do próprio autor ou de colaboradores e dados sobre alguém e alguma coisa.

Frisamos, mais uma vez, que as informações desse site primam pela qualidade e honestidade, os escritos encontrados aqui, exceto os escritos literários, terão a fundamentação necessária para que os mesmos possam ser usados ou questionados por pesquisadores e estudantes em geral.

O conteúdo produzido pelo Rio Preto Cult não se restringe apenas à cidade, envolve o que se passa no Brasil e no mundo, disponibilizando online uma excelente opção de informações e atualização de conteúdo relacionados a nossa temática.

Como é produzido o conteúdo do Rio Preto Cult?

O conteúdo do Rio Preto Cult é produzido das seguinte formas:

  • 1º produção própria através de seu administrador, envios de textos de colaboradores, autores do site ou de pessoas que são pagas para produzir um assunto relevante.

  • 2ª reprodução de conteúdo Creative Commons, a mesma licença usada por nós.

  • 3º Republicação de postagens de nossos sites associados.

Todo conteúdo produzido pelo administrador, autores e colaboradores possui indicação de fontes ou referências, é um conteúdo com fundamentação. Acontece às vezes que no universo da internet, em especial com imagem, as fontes ficam confusas, ou seja, uma imagem pode ser usadas por muitas pessoas e a citação da fonte fica comprometida. Assim, deixamos claro, que  se o leitor encontrar qualquer imagem que fira direitos autores nesse site informe-nos que as retiraremos imediatamente ao daremos o devido crédito.

Obs.: para esse site, referências são obras online, livros e periódicos os quais foram lidos para produção da postagem. Não há cópias, salvo os conteúdos em Creative Commons, se alguma coisa for transcrita, estará entre aspas e com indicação da fonte. Postagens sem referências tratam de aspectos subjetivos, produção literária, reminiscências ou foram produzidos com base nos conhecimentos acadêmicos do autor.

Para maiores informações sobre violações de direitos autorais consulte o capítulos IV da lei 9.610 de fev. 1.998, que trata sobre as limitações dos direitos autorais.Consulte o referido capítulo clicando aqui. 

Quanto ao nome.

Não temos nenhuma ligação com a Revista Cult, a única coisa que temos em comum é que trabalhamos com os mesmos temas; artes, filosofia, literatura e ciências humanas. O sentido de Cult para esse site é cultura, no sentido de manifestações artísticas, filosóficas e científicas. Podendo também expressar algo da chamada cultura popular.

Como posso escrever no site?

Por enquanto você pode escrever como colaborador. Neste momento não estamos remunerando escritores. Recebemos artigos sobre nossa temática supracitada. Os textos devem ser enviados por e-mail em formato word, devem conter entre 1500 e 3000 caracteres, os escritos e as imagens devem vir com citações de fontes e referências. Divulgamos um link para seu site ou blog.

Envio de artigos pelo e-mail a-freitas1972@hotmail.com no campo assunto coloque – artigo Rio Preto Cult.

Foto principal do site.

Parque da Represa ao cair da tarde, Alexandre de Freitas (2012).

Licença do site.

Creative Commons o conteúdo pode ser reproduzido total ou parcialmente, porém é obrigatório fazer referência a esse site com link direto para a página de onde tal conteúdo foi retirado.

 

Deixar uma resposta