Sobre a cidade

São José do Rio Preto surgiu em meados do século XIX (1852) no extremo sertão do atual estado de São Paulo. O local foi sendo povoado por pessoas em busca de terras férteis e desocupadas, muitos vindos de Minas Gerais em decorrência da estagnição do ciclo do ouro, outros ganharam terras nas proximidades e havia também alguns estrangeiros. No caso de São José do Rio Preto, um certo destaque para os árabes.
A cultura do café começou a dimanizar a vida econômica e cultural da cidade já no final do século XIX, mas foi com a chegada da ferrovia em 1912 que a cidade de tornou um polo regional e começou, gradativamente, um considerável desenvolvimento que vem se prolongando até hoje.
Atualmente São José do Rio Preto é uma das cidades mais dinâmicas do estado de São Paulo e até mesmo do Brasil, ocupa lugar de destaque regional no estado, polarizando uma vasta área do interior do estado de São Paulo e dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Dados.
População 413.198 habitantes (2011).
IDH 0,834 (2000).
PIB do município 7.879,05 (2009).
PIB per capita 18.776,09 (2009).
Taxa de urbanização 93,93 (2010).
Para a Fundação Seade (2008):
“Grupo 1 – Municípios com nível elevado de riqueza e bons níveis nos indicadores
sociais.”
A cidade possui muitas instituições de ensino superior sendo públicas um campo da Universidade Estadual Paulista Unesp e a Faculdade de Medicina de Rio Preto. As particulares são: Unirp, Unorp, Unilago, Faceres, Faculdade Dom Pedro, além de outros campos de instituições particulares e polos de ensino a distância.

São José do Rio Preto é referência em atendimento médido-hospitalar, recebe muitas pessoas da região, de outros estados e até do exterior para os mais variados tratatamentos de saúde. Uma das maiores referência em atentimento público na saúde é o Hospital da Base.

Subjetividades.

São José do Rio Preto destaca-se em uma ampla região do noroeste paulista, a cidade, de modo geral, é bem equipada por serviços público como água e esgoto tratados, não possui favelas e para ela se convergem muitas pessoas em busca do seu dinâmico comércio. Seja para adquirir produtos ou para trabalhar.

O centro da cidade.

Num espigão entre as avenidas Albérto Andaló e Bady Bassitt, indo da rua Pedro Amaral até a rua Independência possui um calçãdão bem cuidado, ruas bem sinalizadas, um comércio dinâmico com muitas lojas de departamentos, bancos, casas lotéricas, lojas especializadas em peças de moto, lojas especializadas em instrumentos musicais, joalherias e um shoppoing encravado bem no centro, entre as duas ruas mais movimentadas da cidade – o Praça Shopping. Porém, apesar de tudo isso, faltam livrarias no centro da cidade, entre sebos e livrarias não há mais que quatro estabelecimentos.

Nos finais de semana nota-se o centro pulsando, com várias pessoas utilizando-o para lazer e compras, muitos idosos nas praças e nos bancos do calçadão batendo um papo, crianças nas sorveterias, rodas de capoeiras, reivindicações de grupos populares, trânsito congestionado… tudo isso forma o centro da cidade.

Lugares interessantes.

O parque da represa – é um dos principais cartões postais da cidade. Para lá vão muitas pessoas ao final das tardes para curtir o calor do clima tropical da cidade. Há muitos estabelecimentos adaptados para vender produtos alimentícios, pista para caminhadas, aparelhos para ginástica, etc.

Rio Preto Shopping Center – um dos maiores shopping do interior, possui muitas lojas e amplo estacionamento.

Plaza Shopping – outro importante shopping da cidade.

Cidade das Crianças – local amplo e com vários brinquedos onde nos finais de semanas as famílias vão para se divertir.

Parque Ecológico – localizado na zona sul da cidade, possui vários brinquedos que atraem muitas crianças acompanhadas de suas famílias.

Bosque Municipal – excelente ponto de encontro de várias gerações.

Aspectos visuais de São José do Rio Preto.

Aspecto do centro da cidade, o prédio em destaque, atualmente é um dos mais antigo, data de 1927.

 

Prefeitura municipal.
Praça Rui Barbosa.
Calçadão na área central.
Praça Shopping.
Roda de capoeira na praça Rui Barbosa.
Vista da rua Bernardino de Campos, centro.
Entardecer no Parque da Represa.
Fotos: Alexandre de Freitas (2012).

Deixe uma resposta